O QUE É IDENTIDADE VISUAL?
Para funcionar adequadamente, uma marca precisa desenvolver sua própria identidade, baseada em um design único e gráficos bem definidos.
É uma construção de vários elementos gráficos e visuais que servem para representar de forma visual uma empresa ou instituição, tais como:
Logotipo;
Cores;
Fontes e tipografia;
Fotografia;
Ilustração;
Ícones;
🔸 Ela faz a integração de uma representação gráfica da identidade corporativa, se misturando aos conceitos e valores da empresa.
🔸 Ela representa a maneira como as pessoas enxergam, associam e se lembram da sua marca.
🔸 Ela direciona todos os materiais da empresa com a mesma aparência, seguindo uma identidade, um padrão.
🔸 O desenvolvimento de uma identidade visual não se limita em criar apenas uma logo “bonita” ou encontrar uma logo semelhante na internet e copiar, pois é preciso realizar uma pesquisa compreendendo os valores,objetivos da empresa e área de atuação.
🔸 Uma marca forte e conhecida é um fator determinante para o sucesso de uma empresa ou pequeno negócio e é por isso que a criação de uma identidade visual de forma profissional é tão importante
A identidade visual é a essência da história de uma empresa e dos valores que ela deseja transmitir. É imprescindível para a asserção da marca tanto nas mídias impressas quanto nas digitais, além de ser um dos pilares de sustentação da estratégia de comunicação.
O elemento-chave da identidade visual é o logo. Ele permite que uma marca seja prontamente reconhecida e lembrada. A criação de um logo não deve ser negligenciada, portanto, é uma boa ideia contar com designers profissionais.
Especialistas em comunicação e design podem identificar suas necessidades, gostos e personalidade a fim de convergir estes elementos na construção de uma logo poderosa e marcante ― parte integrante da identidade visual que permite a empresa se diferenciar da concorrência.